quarta-feira, maio 31, 2006

objectos de desejo






esta poltrona é a lounge chair do eames (ou dos eames, não tenho certeza - são dois irmãos que partilham a autoria de algumas peças), e é o meu objecto de desejo dos últimos 3-4 anos. não pode ser mais confortável, é design vintage escandinavo (como quase todas as grandes peças de design), e custa uns 1.700 euros. vou comprá-la um dia destes (talvez para o ano), e viveremos juntas até ao fim dos meus dias.
é cosa mentale, viver na antecipação da aquisição do objecto de desejo. acho que todos temos uma ligação especial a alguns objectos: eu tenho, desde que me deram aquele poncho de prenda dos 5 anos feitos em marselha. o primeiro livro que comprei sozinha (sobre a descoberta das ruínas de tróia e das jóias de helena, feita por um senhor chamado heinrich schliemann que inaugurou a minha atracção por homens bizarros). a camisa vermelha dos meus três anos. o meu relógio furla. o michelzinho. o jeremy irons (que estou a pensar comprar só lá para daqui a quatro anos).
pois é, predominância de uma relação de natureza conceptual com as coisas. a existência da coisa dá quase tanto prazer como a sua posse. por falar nisso, vou às 40 h de serralves este fim-de-semana. se alguém quiser um recuerdo, diga. prometo trazer pelo menos a sua ideia.

Sem comentários: