quarta-feira, outubro 18, 2006

on elizabeth


















a propósito da série no canal 2 fui investigar motivos para a elizabeth I não se ter querido casar, contra todas as pressões. a minha primeira suspeita foi trauma de ser filha do henrique VIII. ora na wikipédia:
A razão para nunca ter se casado é imprecisa. Pode ter sentido repulsa, motivada pelos maus tratos que as esposas de Henrique VIII haviam recebido (aha! era o que me parecia). Outra hipótese é de que tenha sido afetada psicologicamente pela suposta relação que teria tido com lorde Seymour durante sua infância. Boatos da época imputavam-lhe um defeito físico que estava receosa de revelar: talvez marcas deixadas por varíola (obviamente propaganda da época). É também possível que Elizabeth não desejasse compartilhar o poder da coroa ou que, dada a situação política instável, temesse a luta contra rebeliões apoiadas por facções aristocráticas, no caso de estabelecimento de matrimónio com algum representante de alguma dessas facções.
e de repente, no último parágrafo:
A única coisa que se sabe com certeza é que o casamento ser-lhe-ia particularmente dispendioso e custar-lhe-ia também alguma independência, já que todas as propriedades e rendas de Elizabeth herdadas de seu pai seriam suas somente enquanto fosse solteira.

Sem comentários: