quarta-feira, março 08, 2006

retrato oficial do sampaio (paula rêgo)





















não sei muito bem o que diga. quando se soube que o sampaio lhe tinha encomendado o retrato pareceu-me péssima escolha. a paula rêgo não é uma retratista nem de facto nem em potência. é uma pintora de delírio com as pancas negras infantis, com uma pontinha pelo carnal degenerado (como muitas mulheres artistas têm). para além de ter uma panca monumental e o resultado do trabalho correr o risco de ser ofensivo. já me pareceu muito bem o convite que o sampaio lhe fez para representar a virgem maria na capela do palácio de belém - é o território dela, e aí sim, o resultado poderia ser extraordinário.
mas agora que o retrato está acabado e à vista, parece-me que é coerente: sinto pelo quadro o mesmo que pelos dez anos de presidência do sampaio. inseguro e nervoso, não é propriamente que me apeteça dizer mal, é mais que não consigo dizer bem. enfim, não sei muito bem o que diga.

1 comentário:

bichinha disse...

só mais uma coisa: o bibelot à direita é a representação da república/pátria (obviamente mulher), situada à esquerda do sampaio, do lado do coração.