sexta-feira, junho 30, 2006

definitely european
















hoje estou pela alemanha e itália. amanhã por portugal e frança.

(ok, o selo grego foi má ideia.)
faltam 29h para o jogo. que difícil é ter de trabalhar. planos para o dia: à hora de almoço vou fazer outro test-drive (micra c+c novamente, aquela proximidade do condutor ao vidro da frente ainda não me convenceu). tenho uns cinco telefonemas para fazer, reunião às 18h, e à noite o d. juan da minha irmã teresinha no d. maria. ai que nervos.

estado deste blog em relação ao jogo de amanhã














selvagem e confiante






















com um toque de ansiedade.

quinta-feira, junho 29, 2006

notícias da petra













a petra e o karl em kashgar, na china. aposto que não têm acompanhado o mundial, nos sítios onde ficam não deve haver televisão. a avaliar pelo estado deles, casa-de-banho também não. mas estão com ar feliz. ah, a felicidade. e não será agora o momento certo para uma citaçãozinha parola? ora aqui vai:

Happiness is when what you think, what you say, and what you do are in harmony.
Mahatma Gandhi

quarta-feira, junho 28, 2006




















os últimos episódios foram sublimes.

he he.

terça-feira, junho 27, 2006

no cume do almansor














este fim-de-semana fui fazer alpinismo para a serra de gredos. parece improvável, pois, mas fui. dormi num abrigo de montanha, acordava às 7h da manhã e deitava-me às 10h da noite de tão exausta. os banhos eram tomados nas lagoas, o abrigo não tinha duches. no sábado comecei a subir o almansor (pico muuito alto) às 8h e cheguei lá acima quase às 13h. por "lá acima" entenda-se 600m acima. quando virei para o outro lado tive quase um ataque de pânico: uma escarpa gigantesca. comecei a perder o controle, a dizer alto e assustada "mas o que é que eu estou aqui a fazer?! quero-me ir embora! estou cheia de medo! isto é horrível, tenho muito medo!". os meus companheiros (todos habituadíssimos a isto, para exemplificar, nos jantares ouviam-se frases como "da segunda vez que subi o kilimanjaro...") ficaram embascados, pois como era possível ter medo daquilo. entretanto, a hora de ponta no almansor é por volta das 13h, e passavam por mim três espanhóis cheios de tralha para fazer escalada. no momento em que eu já não via nada, só sentia o precipício e ouvia muito ao longe a voz do F. sem perceber o que dizia, ouvi em castelhano levezinho e em movimento: "miedo? pues, miedo no es ahora, miedo es mañana com alemania!". comecei a acordar: sacanas dos espanhóis, nem sabem com quem nós jogamos. mas logo a seguir outra voz na mesma língua : "pero que no es alemania, es holanda. pues que no te recuerdas?". ah bom, o outro está mais bem informado. dizes o quê, T.? espera que já aí vou.

quarta-feira, junho 21, 2006

















rapaziada: façam o vosso pior logo à noite, boa?

made glorious summer

















começa hoje o verão. aposto que nem se lembravam, com tanta ganância de bola, verdade?

terça-feira, junho 20, 2006

homenagem ao mestre. ou então, densidade
















instalação l'amore trionfa, da Ortus Artis de 2004, da autoria do joão nunes.

segunda-feira, junho 19, 2006

64 anos feitos ontem













fotografia de linda mccartney

When I'm 64
(letra de sir paul mccartney, escrita com16 anos)

When I get older,losing my hair,many years from now
Will you still be sending me a Valentine,birthday greetings, bottle of wine?
If I've been outtill quarter to three,would you lock the door?
Will you still need me,will you still feed me,when I'm sixty-four?
You'll be older too
And if you say the word
I could stay with you
I could be handy, mending a fuse,when your lights are gone.
You can knit a sweater by the fireside.
Sunday morning go for a ride.
Doing the garden,digging the weeds,who could ask for more?
Will you still need me,will you still feed me,when I'm sixty-four?
Every summer we can rent a cottage in the isle of Wightif it's not too dear.
Grandchildren on our knees
Vera, Chuck and Dave.
Send me a postcard,drop me a line,stating point of view.
Indicate precisely what you mean to say.
Yours sincerely wasting away.
Give me your answer,fill in a form, -mine for ever more.
Will you still need me,will you still feed me
when I'm sixty-four

um post tão privado, mas mesmo tão privado, que não tenho certeza de eu própria perceber

o paul mccartney nasceu a 18 de junho.

bom dia e boa semana















que dia maravilhoso para começar a semana, verdade? o céu limpo, calor, fotografias maravilhosas como esta. está no urban nature blog, e chama-se branching out (duplo significado de difícil tradução, mas que toda a gente percebe). um grande branching out para vocês também.
o brasil no mundial já cansa. ontem no jogo com a austrália torci para que perdessem. meninas, vocês viram aqueles jogadores australianos? donde é que aquilo tudo saíu? e imaginem-nos a falar, com aquela pronúncia deliciosa à la russel crowe. e que vigor... corriam que se fartavam no fim dos noventa minutos. essa é que é essa. upa upa.

sexta-feira, junho 16, 2006

novidades da petra

















fotografia do karl em frente a um cipreste com 2600 anos (sim, 2600 anos). uma paisagista não resiste a estas coisas. foi tirada na china mesmo antes de entrar no tibete.

quarta-feira, junho 14, 2006

a culpa é da gravidade

















a difícil arte do equilíbrio: quando temos dinheiro não temos tempo. não há pontes, nem praia, nem campo. só trabalho.

terça-feira, junho 13, 2006


















como é, zizou?

segunda-feira, junho 12, 2006

aquilo do mr. darcy é para confirmar aqui.

sexta-feira, junho 09, 2006


- é meu.

- não, é meu.

- vá, dá-me cá isso que é meu.

- olha qu'essa... já te disse que é meu.

- FAZES FAVOR DE ME DAR, E É JÁ?

quinta-feira, junho 08, 2006
















definitely the british.

quarta-feira, junho 07, 2006

always the sun, ou então, estas coisas do cosmos também são paisagem

o bldgblog e o pruned (blogs de arquitectura e arquitectura paisagista respectivamente, linkados aí ao lado), postaram nos últimos dias sobre a superfície solar, com links preciosos a fotografias e a videos de explosões, furacões e o diabo a sete que se passa na superficie solar.

vejam este video, demora uns oito minutos a descarregar, mas vale a pena. galileu, giordano, pá, o que vocês não teriam dado para ver isto.
não fazia a menor ideia que a camada exterior das estrelas tem uma densidade de tal forma baixa que pode ser atravessada "without even realizing you were inside a star" (bldgblog). incrível.
de tempos a tempos lá me aparece uma coisa destas, e lá volto (por uns minutos) ao encantamento pela astronomia da adolescência. mas onde é que nós estamos, caraças? não há nenhuma teoria que me convença. as teorias mais alargadas sobre o universo (que fujam de processos mais específicos) fazem-me sempre lembrar as conversas dos médicos quando não descobrem o que as pessoas têm. incapazes de dizer que não sabem, impingem-nos sempre uma treta qualquer totalmente inapresentável. tipo "o universo começou com uma grande explosão". ou "o universo é infinito". uau. não se está mesmo a ver que isto explica tudo? é claro que estas teorias saem da investigação de processos muito específicos (os tais que são credíveis), o problema é que são apresentadas ao público como se fossem fundadoras.
ora uma das vantagem de ter uma formação (também) científica, é relacionarmo-nos com as teorias actuais com total relativismo. a ciência foi feita para ser negada. a diferença entre a linguagem científica e a não-cientifica é justamente que a primeira pode ser negada. assim, a frase: "está um dragão roxo e beje na sala ao lado" é linguagem científica, e "em orion as partículas de hidrogénio surgem maioritariamente activadas" é linguagem não científica (exemplos extraídos da semiótica do meu quarto ano de faculdade). outra vantagem da formação científica, é que nos apercebemos que todas as teorias quando completamente esclarecidas são perfeitamente entendíveis por nós: a coisa faz sentido, faz mesmo. e estas tretas de explosão e infinito não fazem.
depois há questões inquietantes que têm a ver com as regras da física (maravilhosas de tão universais), a excepção da luz (mistura corpuscular com ondulatória, outra teoria que para mim não está completamente esclarecida - ainda), a extraordinária semelhança dos sistemas planetários com o sistema atómico. é que a matéria tende a organizar-se do infinitamente pequeno ao infinitamente grande, e parece-me muito razoável que os nossos sistemas solares sejam átomos de outras matérias e outros ciclos temporais.
o que é tudo isto comparado com o cliente com quem tenho agora uma reunião se recusar a plantar as bétulas que estão no projecto? nada. o grande sacana vai pagá-las.

meninas, o mundial vai começar















este garoto chama-se roque santa cruz, é avançado do paraguai e foi eleito esta semana o jogador mais atraente do torneio, numa sondagem feita na alemanha (o cristiano ronaldo ficou em quarto, livra!, que as alemãs não têm lá muito bom gosto...).

terça-feira, junho 06, 2006

arquétipos masculinos apetecíveis




















mr. darcy

(à atenção do zemé)
mesmo nas nalgas.

novidades

consta que o santana lopes é o novo assessor jurídico da edp (convidado pelo mexia...). acho estranho isto não estar a ser falado, por isso há alguma probabilidade de ser mentira.
o monte do chora cascas da minha amiga sónia, em montemor-o-novo, ganhou o prémio de melhor turismo em espaço rural de portugal, e o de melhor conceito não-sei-o-quê (ganhou, entre outros, ao hotel albatroz de cascais).
tenho uns posts a fazer com fotografias da obra de monção, da inauguração de um condomínio com jardim feito por mim ali ao pé da católica, e das 40 h de serralves. fica para depois, mas com resumo aqui em baixo:
- os monçaneses (esses valentes alto-minhotos) já fizeram as pazes com a 1ª fase do parque. desta vez não houve arruaça à minha conta.
- o meu jardinzito do condomínio ao lado da católica está impecável, a festa de inauguração foi mesmo lá. ambiente dolce vita, champagne, bossa nova e catering do melhor. e conversas leves, leves...
- gostava de ter serralves em lisboa. não me parece que aqueles broncos do norte deêm o devido valor ao melhor espaço museológico de arte moderna do país (incluo as obras espalhadas pelos jardins - fantástico).
se alguém estiver interessado em investir em arte, recomendo a constança meira, uma pintora que tem umas coisas muito interessantes (particularmente a série das banhistas). tem uma exposição na galeria cubic durante o mês de junho. eu vou comprar um que tenho fisgado desde a inauguração.

quinta-feira, junho 01, 2006

ora eu posso estar enganada...






















... mas parece-me que a casta faz anos hoje. lembro-me de há anos me ter sido prometida uma sessão privada de canto lírico para este dia. hum...

muitos parabéns e muitas felicidades, pequena. e, já agora, beijos às tuas miúdas lindas pelo dia da criança (ao babe também, pelos mesmos motivos).